sábado, 13 de outubro de 2012

APRESENTAÇÃO DO CAMPO DE TRABALHO

APRESENTAÇÃO DO CAMPO DE TRABALHO

Meu nome é Diones Barcelos  trabalho numa escola estadual como professora da sala de recursos para alunos com deficiências intelectual. É uma escola que possui as etapas do Ensino Fundamental e a EJA com todas as suas modalidades. È uma escola que possui 12 alunos com deficiências inclusos e há no contraturno atendimentos para alunos com deficiência intelectual e com surdez. Não há alunos com deficiência visual.

A Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Governador Lindenberg, atende educandos praticamente da sede do município de Barra de São Francisco - ES, incluindo em número reduzido alunos da zona rural, É importante destacar, que a localização desta Instituição Escolar facilita o atendimento a todos os munícipes dos diferentes bairros.
EEEFM Governador Lindenberg"
Trabalho pela Rede Municipal de Ensino como coordenadora da Educação Especial na SEMEC _ Secretaria Municipal de Educação no qual sou responsável por diversas atribuições, dentre as quais: reunião pedagógicas com os professores especializados, com os pedagogos e rede de apoio; monitoramento do Programa Escola Acessível, acompanhamento e visita às salas de recursos, etc.

Estou nesta função há oito anos e gosto muito, pois luto a favor da inclusão escolar dos alunos públicos-alvo da Educação Especial.

Em relação a inclusão das pessoas com deficiências na Rede Municipal a maioria das escolas municipais possuem alunos inclusos. Neste ano há aproximadamente 138(cento e trinta e oito) matrículas de alunos público-alvo da Educação Especial matriculados nas salas regulares de ensino.

Além dos alunos com deficiência, possui também inúmeros alunos com transtornos funcionais específicos que merecem tratamentos diferenciados. Para os alunos público - alvo da Educação Especial  inclusos são disponibilizados serviço de atendimento educacional especializado que é ofertado no contraturno em salas chamadas salas de recursos multifuncionais. Existem na Rede Municipal de Ensino, 10 (dez) destas salas e todas elas atendem especificamente os alunos com deficiência intelectual e com transtornos globais do desenvolvimento (SEMEC, Proposta Pedagógica, 2012). Não temos salas de recurso para alunos com deficiência visual e nem para alunos com deficiência auditiva.

A Rede Municipal de Ensino realiza várias reuniões de estudo com os professores, pedagogos e diretores visando à irradiação da proposta inclusiva e também possui uma rede de apoio composta de 35 professores, dentre os quais 30 (trinta) colaboradores/bidocentes que auxiliam os professores que possuem alunos inclusos e 05(cinco) cuidadores para ajudar nas atividades da vida diária (higiene, alimentação e locomoção). (SEMEC, Proposta Pedagógica, 2012).

O grande desafio da Secretaria Municipal de Educação de Barra de São Francisco - ES é a construção de uma escola inclusiva através de propostas inclusivistas que valorizem a diversidade humana, abrindo espaços para que todos, independentemente de suas diferenças, para possam exercerem dignamente sua cidadania.

SEMEC - Secretaria Municipal de Educação de Barra de São Francisco. ES
A Secretaria de Educaçao possui dois blogs e acessem para conhecer nossos trabalhos:
Eu e a Secretária de Educação

3 comentários: