sexta-feira, 12 de outubro de 2012

ATIVIDADE DO MÓDULO 2

PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
A. Dados de Identificação:
· Nome do Aluno: Marlene (nome fictício)  
· Série: 6º Ano do Fundamental 
· Turma: única
· Turno: Vespertino
· Escola: EEEFM Governador Lindemberg
· Professor do AEE: Diones Barcelos Bragança
·  Tipo de Deficiência: DI

1.Site: http:// http://loja.smartkids.com.br/products/monte-o-cenario-prato-colorido
Atividade do site: Monte seu Cenário: prato colorido (verduras, legumes).
Período de desenvolvimento da atividade: 2ª semana de outubro

2. Características sensórias e cognitivas são exigidas do aluno para a realização da atividade:
·         Motricidade fina
·         Atenção/concentração
·         Curiosidade.
·         Percepção gustativa.

3. Habilidade a ser desenvolvida:
·         Habilidade de coletar dados sobre os alimentos;
·         Habilidade de expressar oralmente com desenvoltura;
·         Habilidade de organizar e sequenciar textos;
·         Desenvolvimento da atenção e da concentração.
4. Objetivos:
·         Reconhecer a importância de uma boa alimentação;
·         Identificar e diferenciar frutas, legumes e verduras;
·         Investigar o valor nutritivo dos alimentos;
·                    Utilizar a ferramenta do computador para pesquisar e investigar atividades relacionadas à temática estudada.
·                    Produzir textos sobre a importância nutritiva dos alimentos para uma boa saúde.


5. Conteúdo: Alimentação saudável (nutrição).
Disciplinas: Matemática, Língua Portuguesa e Arte.

6. Desenvolvimento da atividade:

·         Exposição oral sobre a importância de uma boa alimentação;
·         Observação de frutas e verduras variadas: cor, forma, sabor e comentários sobre cada sabor;
·         Uso do computador para fazer a atividade do site: monte seu cenário, atividade: “Prato nutritivo”;
·         Cruzadinhas, caça-palavras;
·         Produção de textos sobre a importância das frutas e legumes;
·         Confecção de murais e desenhos;
·         Jogos, músicas e dramatizações.
·         Pintura de uma fruta para montagem de um quebra-cabeça; (Artes)
·         Aplicação dos fatos em cálculos mentais e situações-problemas envolvendo a tomada de preços de verduras, frutas no “hortão Francisquense”; (Matemática)
·         Listagem com os cuidados que devem ser observados no momento da compra de determinados alimentos.

7. Recursos de apoio (por exemplo, tecnologia assistiva):
·         Computador, Internet, acesso no site: http:// http://loja.smartkids.com.br/products/monte-o-cenario-prato-colorido;
·         Confecção de pranchas temáticas com as figuras de frutas, verduras e legumes.

8. Estratégias de acompanhamento da atividade:
·         Relatórios;
·         Exercícios escritos;
·         Trabalho em grupo;
·         Pesquisa no Hortão Francisquense para tomada de preços
·         Impressão da atividade do site e produzir a mesma em um prato de papelão.

9. Seleção de materiais a serem produzidos pelos alunos:
·         Cartazes com os alimentos saudáveis;
·         Confecção, recorte e colagem das famílias silábicas móvel das letras iniciais de algumas frutas e verduras.



10. Adequações de materiais e recursos pedagógicos:

·         Confecção de pranchas temáticas com as figuras de frutas, verduras;
·         Cds de músicas;
·         Tesoura, canetinhas hidrocolor, tenaz, etc.
·         Atividades xerocadas;
·         Jogos: quebra – cabeça da alimentação;
·         Jogo da memória: alimentos;
·         Pratos de papelão;
·         Verduras, frutas, etc.

11. Avaliação:
O plano deverá ser avaliado durante toda a sua execução de forma contínua.
O crescimento e avanço dos alunos serão acompanhados pela professora através do uso das Fichas Descritivas e portfólios com anotações.
O registro dos avanços será feito visando o seu crescimento em relação ao processo da leitura, da escrita e do conhecimento matemático.
Será realizada diariamente por meio de observação, envolvimento e participação dos alunos nas atividades oferecidas e mudanças de comportamento e atitudes principalmente no que se refere ao seu desempenho escolar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário