sábado, 13 de outubro de 2012

TRANSPORTE ACESSÍVEL: AGUARDEM!

ATENÇÃO AMIGOS E PARCEIROS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL!


 A Rede Municipal de Educação de Barra de São Francisco _ES, através do Programa: Transporte Escolar Acessível, elaborado pelo MEC, por da meio da sua Secretaria – SECADI, vai receber até o final do ano letivo de 2012 um ônibus escolar adaptado visando transportar os alunos público-alvo da Educação Especial para as salas de aulas regulares e para o Atendimento Educacional Especializado – AEE, no contraturno na Sala de Recurso.

Este projeto faz parte de um plano do Governo Federal chamado. “Viver sem limites”.

O Plano Viver sem Limite possui quatro eixos de atuação: acesso à educação, atenção à saúde, inclusão social e acessibilidade. E envolve ações de 15 órgãos federais, estados e municípios. Dentro do eixo de inclusão social, a presidenta assinou decreto que regulamenta o acesso ao trabalho para beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

O Governo Federal possibilitará acessibilidade e transporte adaptado para que crianças e adolescentes com deficiência possam frequentar a escola. Isso fortalece o programa interministerial BPC na Escola, que promove acompanhamento e monitoramento do acesso e da permanência na escola de beneficiários do BPC com até 18 anos.

LEIA O RESUMO DESTE PROJETO E CONHEÇA AS SUAS CARACTERÍSTICAS:

O Projeto Ônibus Urbano Escolar Acessível constitui-se em uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação e se insere no âmbito da Política Nacional de Educação Especial lançada pelo Ministério da Educação e do Programa Caminho da Escola, por meio da articulação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O Ônibus Urbano Escolar Acessível apresenta-se como uma oportunidade para municípios, estados e o Distrito Federal de iniciar ou ampliar o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida nas classes comuns das escolas públicas de ensino regular e a oferta do atendimento educacional especializado, de forma complementar ou suplementar, garantindo a transversalidade da educação especial em todas as etapas, níveis e modalidades de ensino.
Durante o processo de concepção do Projeto Ônibus Urbano Escolar Acessível, foi colocado o desafio de criar um veículo com a possibilidade de adaptação ou de adequação do mobiliário e das instalações dependendo da quantidade de estudantes com deficiência ou restrição de mobilidade a serem beneficiados com o veículo em cada município.
Depois de identificado que os modelos existentes não atendiam aos desafios propostos, foi necessária a compreensão dos conceitos fundamentais, buscados a partir de conversações com representantes da educação especial, Inmetro e também com os diversos fabricantes desses veículos, investiu-se, então, no desenvolvimento de um novo conceito de ônibus, que atendeu a duas premissas: mobilidade e multifuncionalidade.
O ônibus é de pequeno porte, com comprimento total de 7.000mm, capacidade de carga de no mínimo 2.000kg, construído com características específicas para uso em vias pavimentadas e dotado de elementos que o torna acessível aos estudantes com deficiência ou restrição de mobilidade, podendo transportar até 26 (vinte e seis) estudantes sentados.
O veículo possui equipamentos e mobiliários necessários para apoio aos passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida, como os seguintes:
·         Plataforma elevatória veicular;
·         Áreas reservadas (box) para a acomodação da cadeira de rodas com o seu ocupante ou cão guia;
·         Poltronas preferenciais, com cinto de segurança subabdominal;
·         Sistema de comunicação para informação aos estudantes com deficiência visual ou auditiva;
·         comunicação visual interna e externa, com simbologia específicas e sinalização tátil de todas as informações e orientações disponíveis.
O ônibus pode atender a diversas demandas, bastando substituir o mobiliário, quando necessário. Para isso, foi desenvolvido com 04 configurações de mobiliário flexível, podendo possuir de 1 (uma) a 4 (quatro) áreas reservadas (box) para a acomodação da cadeira de rodas com o seu ocupante ou cão guia, conforme segue:
Configuração do ônibus
Capacidade aproximada
01
01 (uma) área reservada (box) para cadeira de rodas
Até 20 estudantes sentados e 01 estudante com cadeira de rodas
02
02 (duas) áreas reservadas (box) para cadeira de rodas
Até 13 estudantes sentados e 02 estudantes com cadeira de rodas
03
03 (três) áreas reservadas (box) para cadeira de rodas.
Obs: Esta opção é que foi selecionado PELA SEMEC.
Até 11 estudantes sentados e 03 estudantes com cadeira de rodas
044
04 (quatro) áreas reservadas (box) para cadeira de rodas
Até 04 estudantes sentados e 04 estudantes com cadeira de rodas


O projeto consiste na aquisição, por meio de pregão eletrônico para registro de preços realizado pelo FNDE, de veículos padronizados para o transporte escolar. Existem três formas para estados e municípios participarem do Caminho da Escola: com recursos próprios, bastando aderir ao pregão; via transferência direta com termo de compromisso firmado com o FNDE; ou por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que disponibiliza linha de crédito especial para a aquisição de ônibus zero quilômetro e de embarcações novas. Acesse o Sistema de Gerenciamento de Adesão a Registro de Preços (Sigarp) .
OBS: O modelo escolhido foi o nº 3, que é constituído de 03 (três) áreas reservadas (Box) para cadeira de rodas e até 11 estudantes sentados e 03 estudantes com cadeiras de rodas.
Vista externa do ônibus acessível

interior do ônibus

RECURSOS FINANCEIROS DISPONIBILIZADOS PELO MEC-FNDE PARA A PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DE SÃO FRANCISCO PARA O PROGRAMA "TRANSPORTE ESCOLAR ACESSÍVEL" E 'CAMINHO PARA A ESCOLA"

PAR - TD - PLANO DE AÇÃO ARTICULADA - TRANSFERÊNCIA DIRETA
Data Pgto
OB
Valor
Parcela
Programa
Banco
Agência
C/C
06/JUL/2012
684280
191.717,70
001
INFRAESTRUTURA ESCOLAR - PAR MOBILIÁRIO
BANCO DO BRASIL
0833
0000247510
06/JUL/2012
684252
38.325,00
001
PROINFO - Projetor
BANCO DO BRASIL
0833
0000247510
06/JUL/2012
684257
132.000,00
001
CAMINHO DA ESCOLA - Transp.Escolar Acessível
BANCO DO BRASIL
0833
0000247510
06/JUL/2012
684263
1.098.320,00
001
CAMINHO DA ESCOLA - ÔNIBUS PRONACAMPO
BANCO DO BRASIL
0833
0000247510
06/JUL/2012
684279
78.860,80
001
INFRAESTRUTURA ESCOLAR - PAR EQUIPAMENTO
BANCO DO BRASIL
0833
0000247510
Total:
1.539.223,50
 
Entidade..: 27.165.745/0001-67 - PREF MUN DE BARRA DE SAO FRANCISCO
Município.: BARRA DE SAO FRANCISCO - ES



AGORA SIM, ESTAMOS CADA VEZ MAIS MELHORANDO A INCLUSÃO DESTA CLIENTELA TÃO ESPECIAL NAS NOSSAS ESCOLAS.
Vamos torcer para que chegue logo, e assim usufruir deste transporte facilitando o acesso das pessoas com deficiências às escolas.
Abraços!
DIONES.
SIGA ESSA IDÉIA! e A RESPEITE TAMBÉM!
BARRA DE SÃO FRANCISCO, tem que ser uma cidade acessível a TODOS!
FONTE: todas as imagens estão disponíveis em:

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